O Uruguai ocupa o primeiro lugar do grupo após duas vitórias consecutivas, mas a situação de promoção não é isenta de riscos. Se perder para os Estados Unidos na última rodada e o Panamá vencer, o Uruguai pode ser eliminado do terceiro grupo devido ao saldo de gols. Portanto, o Uruguai precisa de pelo menos 1 ponto para avançar com segurança. O Panamá derrotou inesperadamente os Estados Unidos na primeira rodada e ficou temporariamente em terceiro lugar no grupo devido à desvantagem no saldo de gols. Pelo contrário, os Estados Unidos precisam desesperadamente da vitória para manter as suas esperanças de promoção. Portanto, o duelo entre as duas equipes deverá ser uma batalha acirrada.
Os Estados Unidos perderam um jogador por cartão vermelho no início do último jogo. Foram derrotados pelo Panamá e estarão à beira da eliminação se não conseguirem vencer o Uruguai, o time mais forte do mesmo grupo, terão pouco. chance de classificação.
O Uruguai tem mostrado excelente forma competitiva nos últimos jogos. Seja na vitória por 4 a 0 sobre o México em amistoso ou na vitória por 3 a 1 sobre o Panamá na primeira rodada da Copa América, o Uruguai mostrou forte poder de fogo ofensivo. A Bolívia está em uma seqüência de derrotas. Não só perdeu amistosos consecutivos, mas também perdeu por 0 a 2 para os anfitriões Estados Unidos na primeira rodada da Copa América. O contraste entre o estatuto das duas equipas é nítido e o Uruguai tem, sem dúvida, uma vantagem absoluta.
Os Estados Unidos enfrentam o invicto Uruguai na segunda-feira, precisando desesperadamente de uma vitória para evitar a eliminação na fase de grupos da Copa América em casa.
Os Estados Unidos de Gregg Berhalter precisarão contar com os resultados de outra partida do Grupo C entre Bolívia e Panamá para chegar às quartas de final caso percam para o 15 vezes campeão da Copa América na final de Kansas City, Missouri.
Depois de dois jogos, os Estados Unidos chegaram à fase eliminatória duas vezes em quatro partidas na Copa América, empatados com o Panamá por três pontos, mas à frente no saldo de gols.
Os EUA devem terminar contra o Uruguai em seu último jogo do grupo igual ou melhor que o resultado do Panamá contra a Bolívia.
Para tornar as coisas ainda mais difíceis para os EUA, eles não poderão contar com o ala Tim Weah, que acertou a cabeça do zagueiro Roderick na derrota dos EUA por 2 a 1 para o Panamá, na última quinta-feira.
Weah recebeu cartão vermelho aos 18 minutos, resultando em suspensão automática de um jogo, que foi estendida para dois jogos pela CONMEBOL, órgão regulador do futebol sul-americano.
Agora, Berhalter deve encontrar uma maneira de ajudar seu time a garantir uma vaga nas oitavas de final, ou seu futuro como técnico da seleção dos EUA certamente enfrentará as mesmas perguntas que foi forçado a responder após a derrota para o Panamá Same.
O Uruguai enfrentará a Bolívia na segunda rodada da fase de grupos da Copa América. Como o Uruguai, 14º colocado no ranking mundial, enfrenta a Bolívia, 84ª colocada, o resultado deste jogo parece não ter grande suspense. No entanto, o encanto do futebol reside na sua imprevisibilidade, e se o Uruguai conseguirá libertar totalmente o seu poder neste jogo e derrotar os seus adversários é, sem dúvida, o que os adeptos mais anseiam.