A primeira rodada do Grupo D da Copa América de 2024 começa com o Brasil enfrentando a Costa Rica, no Estádio Hagia Sophia.
O Brasil cinco estrelas, que teve um desempenho lento na World Series nos últimos anos, conseguirá mostrar seu poder de gigante diante da inferior Costa Rica? A forma recente da equipe também é lenta. No último amistoso internacional, empatou em 1 a 1 com os Estados Unidos. Eles venceram apenas 2 jogos nos últimos 8 jogos em todas as competições. venceu por um gol.
O Brasil tem sido um forte candidato em todas as partidas da Copa América. A Seleção chegou à final nas duas últimas edições da competição, sendo uma delas campeã em 2019 e vice-campeã na edição de 2021.
A Costa Rica está obviamente em grande desvantagem no caso dos grandes nomes do Brasil. Com base no recorde 11v11, Los Ticos venceu apenas uma vez em 11 jogos. Outros dez jogos terminaram em derrota.
Essa situação coloca o Brasil muito a favor dos três pontos. Dolivar Jr assumiu o comando da Seleção em janeiro de 2024, depois que Carlo Ancelotti decidiu permanecer no Real Madrid. Em quatro jogos, o jovem liderou o Brasil invicto na caminhada para a Copa América de 2024.
Porém, a Costa Rica veio com grande motivação. E a jornada deles é muito tranquila. Nos últimos dois jogos, o Los Ticos venceu um total de sete gols sem sofrer nenhum gol.
A Costa Rica tem chance de surpreender o Brasil. A Costa Rica teve uma grande chance de vencer o jogo ao assumir a liderança. Seu histórico também impressiona, com 15 nos últimos 16 jogos.
Sem falar que não houve boas notas quando o Brasil sediou a Copa América anterior nos Estados Unidos.
Na edição de 2016, a Seleção não conseguiu avançar para as oitavas de final e terminou a fase de grupos na terceira colocação, com quatro pontos em uma vitória, um empate e uma derrota. Naquela época, o Brasil não conseguiu competir com Peru e Equador, que se sagraram campeões e vice-campeões do grupo.
Contudo, o rácio de surpresa da Costa Rica permanece fraco. O Brasil tem grandes chances de vencer seu primeiro jogo na fase de grupos. A Seleção espera continuar a dominar a Costa Rica e ao mesmo tempo quebrar o fraco histórico dos Estados Unidos.
O Brasil lidera a lista com cinco títulos de Copas do Mundo, mas conquistou apenas nove títulos da Copa América, atrás de Uruguai e Argentina, que conquistaram 15 títulos. Na última Copa América, o Brasil, como país-sede, perdeu para a arquirrival Argentina na final. Na Copa do Mundo de 2022 seguinte, a Seleção parou entre os 8 primeiros e Tite foi expulso.
No início das eliminatórias da Copa do Mundo, sob a liderança do técnico interino Dinis, o Brasil alcançou apenas um péssimo histórico de 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. O antigo técnico Junior assumiu no início de janeiro. No amistoso antes da Copa América, a Seleção derrotou o México por 3 a 2 e empatou em 1 a 1 com os Estados Unidos, sede da Copa América. Eles somam 2 vitórias e 2 empates nos últimos 4 jogos e seguem invictos. .
O elenco da Copa América do Brasil inclui Neymar e Ederson devido a lesões, Casemiro, Richarlison, Jesus e outros jogadores importantes também estão ausentes. Para o Brasil, que almeja vencer o campeonato, precisa vencer o primeiro jogo e começar bem.
A Costa Rica já foi convidada diversas vezes a participar da Copa América, mas seu melhor aproveitamento é apenas o top 8. Desta vez se classificaram para a Copa América através das eliminatórias norte-americanas, mas foram colocados no grupo com Brasil, Colômbia e Paraguai. Foi muito difícil se classificar. Tiveram que desafiar o poderoso Brasil no primeiro jogo, e isso. não foi fácil somar pontos.
O Brasil tem uma vantagem esmagadora nas últimas partidas entre os dois lados, vencendo todas as 10 partidas. O encontro mais recente foi na Copa do Mundo de 2018, com a vitória do Brasil por 2 a 0.
Em outro jogo do mesmo grupo, a Colômbia, o “país do café” comandado por Dias e Ronaldo, enfrentou o Paraguai, comandado pelo atacante do Newcastle, Almiron. As duas seleções sul-americanas se enfrentaram e o resultado foi imprevisível. A Colômbia tem 3 vitórias, 2 empates e uma invencibilidade nos últimos 5 jogos, incluindo uma vitória fora de casa por 1 a 0 nas eliminatórias da Copa do Mundo do ano passado.
A Seleção Brasil estreia no Grupo D da Copa América na segunda-feira (noite de segunda-feira, às 22h, horário de Brasília). Enfrenta a seleção centro-americana Costa Rica em seu primeiro jogo e busca um bom começo.